Sampling

Aproximar uma marca ou produto dos consumidores não é tarefa fácil, afinal é a partir desses valores que ela revela a seu público qual a importância de sua existência. Pioneira em projetos de branding no Brasil, a ((Kapta)) conseguiu provar que isto é possível, o trabalho de branding corporativo deixou de ter um papel apenas institucional Passou a atrelar cada vez mais a reputação da empresa com a gestão de negócios do dia a dia. 

A distribuição de publicidade, amostras ou brindes em mão própria é a forma mais eficaz com um baixo custo de promover os seus produtos ou serviços junto de determinados público alvo, tais como:
– Consumidores que circulam em determinado local (principais estações de metro, locais de lazer, semáforos de grande movimento), independentemente do local de residência;
– Consumidores pertencentes a um público alvo específico, nomeadamente estudantes universitários, público de espetáculos ou eventos, etc.;
– Consumidores que normalmente não acedem à caixa de correio, como por exemplo faixas etárias muito jovens.

O sampling é uma técnica que funciona especialmente bem para promover o lançamento de novos produtos, sendo estes do mais variado (desde bebidas, alimentos, a CAMA, MESA E BANHO, passando por cremes, xampus e CALÇADOS), ainda que é conveniente realizá-lo em áreas metropolitanas e grandes cidades.
Se ademais acompanhar de um vale desconto, converte-se numa arma muito útil para aumentar as vendas.
Quanto ao procedimento, a distribuição de mostras pode realizar-se de diferentes maneiras. A mostra pode ser depositada em caixas postais ou entregue no próprio domicílio em função da estratégia desenhada e do produto em questão. Também cresce muito a estratégia de marketing: POMING – UMA NOVA TENDÊNCIA DE MARKETING DIRETO – PERCHING.
E uma campanha de sampling pode ser acompanhada de estudos de mercado, de satisfação, de reconhecimento de marca, detecção de novas necessidades, etc. Igualmente, o anunciante pode utilizar outros instrumentos, como o tele-marketing, para comprovar se a mostra foi provada, se gostaram e se pensam comprar o produto.

O que é Sampling?

Podemos dizer que é a distribuição de amostras é a forma mais eficaz de publicitar, pois induz o consumidor a “testar” e a avaliar o produto oferecido. Desta forma, é possível quebrar as relações de fidelização do consumidor relativamente a produtos concorrentes.
As ações de sampling podem ser efectuadas em caixas de correio ou em mão própria, dependendo do ((público alvo a atingir)).